A casa é Norges Hus e o terreno?
Nos contactos que recebemos e nas reuniões que realizamos na ConsulBroker / Norges Hus, existem questões comuns a todos os clientes e uma delas é sobre o terreno.
Existe a ideia errada de que a construção de uma casa estruturada em madeira, pré-fabricada ou modular pode ser efetuada em qualquer terreno.
Na realidade a construção de uma casa estruturada em madeira, pré-fabricada ou modular, obedece às regras e enquadramento legal de uma construção tradicional em alvenaria.
Assim, deve-se ter em consideração que o terreno onde se pretende construir tem que ter viabilidade de construção, sendo esta informação obtida na consulta nomeadamente do Plano Diretor Municipal, o PDM, permitindo conhecer as condicionantes construtivas do terreno.
Em complemento à consulta do PDM, sugerimos sempre que seja feito um pedido de informação prévia à Câmara Municipal, sobre a viabilidade de determinada construção a levar a efeito no terreno, esclarecendo desde logo as questões relacionadas com infraestruturas, cérceas, afastamentos, restrições de utilidade pública e outras condicionantes que poderão ser relevantes para a execução do seu projeto.
A ConsulBroker, sugere que na aquisição de um terreno:
- não ceda à pressão do vendedor;
- consulte o PDM local;
- solicite um pedido de informação prévia à Câmara Municipal;
- verifique se o terreno tem o imposto municipal sobre imóveis (IMI), em dia;
- verifique se não tem ónus registados, como serventias, hipoteca, penhora, usufruto, ou outros;
- se o terreno já tiver projeto de construção aprovado, deve consultar o projeto e estado do licenciamento junto da respetiva Câmara;
- se o terreno estiver localizado num loteamento, importa consultar o regulamento do mesmo;
- acima de tudo tome a decisão assente em informação cedida pelas entidades competentes.
A equipa técnica da ConsulBroker, pode assessorar no decorrer de todo o processo de aquisição do terreno e na obtenção de informação e pareceres sobre a viabilidade construtiva do mesmo.